sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Ô de casa Ô de fora! Mariaa vai ver quem é!

Se eu tivesse combinado não teria dado certo a viagem que fiz na última quarta junto com meu amigo Zewagner.

Em viagem a trabalho a cidade de Guarabira pude contar com uma carona de wagner que nem ia pra lá, mas decidiu ir comigo numa conversa apressada que tivemos próximo a rodoviária.

Em Guarabira depois que cumprir meu compromisso conheci uma jovem senhora de 71 anos. Dona Salete, gente fina, jovem literalmente, pela altivez e pela energia que transparesse.

De lá fomos a cidade de Pilõezinhos, situada a cinco minutos de Guarabira. Bem ali pertinho e eu nunca havia conhecido. Cidade agradável onde conheci dona Inês que estava preparando cachorro quente para vender na festa de São Sebastião.

São 155 anos de tradição da festa que mobiliza toda a cidade que conta com uma população de um pouco mais de 5 mil habitantes.

Cidade de interior com todas as suas características. A igreja iponente no centro da cidade. Conhecida pela galinha capoeira a cabidela. Mercearias marcando esquinas da cidade onde todos se conhecem.

No caminho escutamos uma seleção de músicas de folia de reis. Dona Salete relembrou a sua infância quando o seu pai, dono de uma mercearia localizada em um sítio numa região conhecida como amarelinha, chamava cantadores locais para atrair clientes. Dentre as músicas escutamos Ô de casa Ô de fora! Maria vai ver quem é!(procurei na internet e não achei a letra, tampouco sei dizer se a sua denominação é essa mesma).

Muito boa a viagem! Apesar de não ter provado da galinha de capoeira da cidade pude contribuir com a Pastoral da Criança comprando dois cachorros quentes de Dona Inês.

A festa vai até o dia 20 e todo dia conta alguma atração musical. No dia que fui iria ter brega e eu perdi. Infelizmente!

Continuando o assunto

Toda cidade de interior realmente conta com características peculiares. Como diria Jessier Quirino: "Isso é cagado e cuspido, paisagem de interior".

E no dia último dia 5, estava eu em Natal, viajei a cidade de São José de Campestre(RN) onde estava havendo a festa de reis com a banda Aviões do Forró.

Lá ouvi e vi coisas que só tem em cidade de interior. Primeiro uma área enorme, cercada para cobrar a entrada para o show de uma banda que tem um cachê avaliado em mais de 100 mil reais. Uma área pública, esse é o detalhe, que por sinal era a área da rodoviária da cidade (e a foto não me deixa mentir). Cada ingresso valendo 30 reais. Um verdadeiro absurdo. E como se não bastasse a segurança do local foi garantida por policiais militares, ou seja, pelo Estado.

Mas vamos lá...numa esquina encontramos um típico boteco. E uma senhora sentada numa cadeira de balança administrando as contas e observando o movimento. O boteco fica estrategicamente situado numa esquina da cidade, onde obviamente todos passam. Imagino eu que Dona Maria (apelido que demos a senhora) deva conhecer muitas histórias.

E eis que de dentro do boteco sai uma verdadeira pérola. Um antigo cliente de Dona Maria começa a contar uma história que numa cidade vizinha Frei Damião em uma de suas caminhadas exigiu que naquele dia todos os bares da cidade fossem fechados em respeito a sua missa. Um dono de bar decidiu contrariar a vontade do frei. Foi um pé de guerra nunca visto na cidade por conta disso. Nessa hora o relato é interrompido por Dona Maria que muito sábia diz:

-"E eu estava lá!" (hehe) "Eu estava na missa, e vi tudo!"

Isso por si só já foi motivo de riso mas ai do palco escutamos ser anunciado a presença do padre da paróquia da cidade. Até ai tudo bem! quer dizer, mais ou menos porque nunca vi uma festa como essa ter como um dos apoios a paróquia da cidade. Mas eis que o padre é chamado para dar as bênçãos a festa.

Ai foi demais! O padre começou a rezar o pai nosso, sozinho obviamente, até que achando pouco ele foi rezar a ave maria. Ai surgiu um transeunte na rua, um pouco alcoolizado pra não dizer embriagado, começa a seguir o padre na reza levantando os braços como se fosse uma palavra de ordem gritando bem alto: "Ave Maria cheia de graça..."

Bem...só sei que foi assim!

Quanto ao show, foi bom demais! ihih

Nenhum comentário: