segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Metrô em João Pessoa!?


Durante a semana o governo do estado anunciou fazer estudos sobre implantação de metrô na cidade de João Pessoa integrando com as cidades da região metropolitana (provinciana). Falou-se até de um projeto que já estaria sendo encaminhado ao governo federal para custeio deste grandioso investimento.
Aparentemente não passa estratégia puramente eleitoreira do governador do estado que sabe que para vencer as eleições que se aproximam precisará de bastantes votos em João Pessoa e em toda a região que abrange as cidades de Santa Rita, Bayeux, Cabedelo e Conde.
Essa história de metrô não é nova e talvez grande parte das pessoas tenham se esquecido de quem já havia falado sobre isso há alguns anos atrás. O ex-deputado federal Avenzoar Arruda, quando então candidato a prefeito da cidade de João Pessoa no ano de 2004 anunciou nos seus guias eleitorais como proposta de governo a implantação de um metrô de superfície, aliando essa proposta a imagem de Lula, já que em sua visão quem bancaria o projeto seria o governo federal. Sendo Avenzoar, do PT, do mesmo Partido do presidente, ficaria mais fácil conseguir os recursos.
Na época essa proposta foi vista como loucura, sendo ridicularizada e até rebatida pelo atual prefeito Ricardo Coutinho, que nesse momento disputava pela primeira vez a prefeitura contra o candidato da situação e do continuísmo do PSDB, Ruy Carneiro, que tinha como principal slogan de campanha “é João Pessoa maior”, fazendo referência a necessidade da cidade se adequar ao crescimento da população que chegaria com facilidade nos 1 milhão de habitantes.
No meio de tudo isso, mais uma vez está o povo, que pela ignorância política é levado a crer pelos governantes que esse e outros projetos são viáveis à medida que lhes interessam. Na época não interessava ao Ricardo Coutinho (PSB) e pelo que se tem visto nunca foi interesse da prefeitura a elaboração de um projeto como esse, alegando que João Pessoa não suportaria algo do tipo por questões estruturais do próprio tamanho da cidade. Maranhão (PMDB), atual governador e pré candidato as eleições desse ano, parece lançar este tipo de projeto por puro interesse eleitoral. Não mudando em nada com o seu antecessor que foi cassado, Cássio da Cunha Lima (PSDB), que fez promessa na última campanha de construir a integração dos transportes intermunicipais e o Centro de Convenções que nunca saíram do papel em seu governo.
Aliado a vontade política ainda existe o poderio econômico das empresas de transporte coletivo de João Pessoa, que se acham os verdadeiros sabedores do transporte público. A eles com certeza não interessa um projeto como esse, afinal, poderia diminuir a quantidade de passageiros nos ônibus, principalmente quando se fala da região “provinciana”.
É esperar para ver se este anúncio do governo foi só balela eleitoreira ou se tem de fato vontade política real de materializar este projeto.
Esperar, ou então tomar o rumo da história, pois como diz a música: “quem espera nunca alcança”.

Nenhum comentário: