terça-feira, 23 de agosto de 2011

Diário de Viagem

Escrito em 14 de fevereiro de 2007

Noites na Tijuca
Arcos da Lapa
Casa de Fundição
Gente conhecida
Estranhos
Mineiros
Baianos e baianas
e...
cariocas

roda de samba em Santa Tereza
Martinho da Vila
Beth Carvalho
E muita gente
Calor
O bonde que passa...
Na Lapa

Metrô
Cerveja bem gelada
E um caldo...
Mocotó
Noite quente
E um filme

15 para às 8 da manhã
estação Largo do Machado
praça
pombos
igreja
placas
Flamengo...Botafogo...Catete

Caminhada
Passos de reconhecimento
Uma música:
Carioca
Chico Buarque
Linda visão:
Pão de açúcar
E o seu bonde em neblina

Foto?
Nenhuma!
Companhia?
Em sonho!
E na mente...
A visão enevoada
Domingo a noite
Em Santa Tereza
A lua
Ao fundo o Pão de açúcar...
Roda de samba
Estrangeiros e...
Cariocas

Uma canja quente
Uma Skol gelada
E sempre
Ela...

A visão em mente

E o metrô segue nos trilhos
E sua trilha sonora:
O funk,
Ilari ilariê da Xuxa
NEXT STOP MARACANÃ STATION
São Cristóvão
Baldeação
Glória
Catete
Largo do Machado
e...
Botafogo

São 10 horas
Viagem marcada
Praia
Sol
Longa caminhada até o mar

Leme
Ipanema
Copacabana
Avenida Atlântica
E o Cristo Redentor
De braços abertos

12 e meia
é hora de voltar
de mala em mãos
estendo o braço
no letreiro do ônibus que se aproxima:
rodoviária

e aí...
é o caminho de volta
e no percurso
revejo o aterro
Flamengo
Memorial dos pracinhas
Ministério da Fazenda iponente
Catete
Glória
Lapa
Está longe? Pergunto
-15 minutos

finalmente...
ponto final
Rodoviária
Plataforma 41
Poltrona 15

Com o olhar triste
Sobre o Rio-niterói
O Cristo ao fundo
O Pão de açúcar bem longe
O Santos Dumont
E o pensamento mais longe

E hoje
Aqui estou
Uma lagoa em frente
Sem lua na noite
Companhia?
Nenhuma!
Foto?
Em sonhos

E uma recordação que surge
Após uma visão de desembarque
Um abraço
Palavras muito curtas
E a vista enevoada
A língua atrapalhada
O ônibus dá partida
E eu cá estou

Com versos sem cor
Sem dor
E uma noite...
Início de ano
Passageira
Passada
E marcada na mente

A noite
No Rio?
O que você acha?



2 comentários:

jennifer disse...

VC me mandou este texto por e-mail, tnho isso impresso e colado em uma agenda das antigas, rsrs. Depois te mostro.... hehehe

Unknown disse...

Verdade, vc até me responde o que achou. Nem eu me lembrava. Achei isso ontem. hehe. Que bom que vc se lembra!