terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

#Stalingrado


Hoje se relembra a batalha de Stalingrado, a batalha mais sangrenta da história da humanidade.

Em 1943, o cenário mundial era dramático, a Itália de Mussolini havia invadido a Etiópia, Líbia, Grécia, Albânia. A Alemanha de Hitler havia anexado a Áustria, invadido a Tchecoslováquia, Polônia, Iugoslávia, Hungria, Bulgária, Dinamarca, Noruega, França, Luxemburgo, Belgica.
 

O Japão, aliado da Itália e de Hitler invadiram e ocuparam o Vietnã, Laos e Camboja. O fascismo era uma ameaça para o mundo.
 

Depois de penetrar 4 mil km no território russo, os nazifascistas se depararam com uma barreira intransponível, Stalingrado.

Batalha de Stalingrado foi uma operação militar nazista contra as forças soviéticas, pela posse da cidade de Stalingrado, entre 17 de julho de 1942 e 2 de fevereiro de 1943, durante a Segunda Guerra Mundial. A batalha foi o ponto de virada da guerra na frente oriental, marcando o limite da expansão alemã no território soviético, a partir de onde o Exército Vermelho empurraria as forças alemãs até Berlim, e é considerada a maior e mais sangrenta batalha de toda a História, causando a morte e ferimentos em cerca de dois milhões de soldados e civis.

Depois de ter 9/10 da cidade tomada pelos nazistas, o Exército Vermelho, as brigadas populares, as unidades femininas de aviação e as milícias populares organizaram um grande contra-ataque, destruindo as linhas de defesa húngaras e romenas nas regiões a noroeste e a sudoeste de Stalingrado, e imobilizando a Sexta Tropa Alemã. Era a primeira vez que o exército alemão caia num front de batalha. Dos 2 milhões de mortos em Stalingrado, 400 mil eram militantes do Partido Comunista da União Soviética. Essa batalha levou a União Soviética a uma grande ofensiva e esmagou o exército alemão, dando fim a II Guerra dois anos depois. A burguesia tenta recontar a história dizendo que quem venceu a guerra foram os EUA e Inglaterra. Não podemos deixar que a verdadeira história seja apagada.

Viva a vitória soviética contra o nazifascismo.

"Não ousem com suas asas obscuras voar sobre nossa pátria mãe, não ousem pisar em nossos vastos campos!
Que nossa ira os arraste como uma onda!"

http://youtu.be/iEQT34Gq0V8

Nenhum comentário: