sábado, 18 de dezembro de 2010

Post mais comentado do ano!

"Santa ignorância" foi sem sombra de dúvidas o post que mais fez sucesso desse 1° aninho do verbalirando. É verdade que foram apenas 4 comentários, mas para este blog foi muito significativo pois, além de ter vindo de pessoas da área artística de João Pessoa sei que muitas outras pessoas tiveram oportunidade de conhecer o blog a partir da divulgação que foi feita deste post.

Lembremos que o tema que abordava em maio foi usado na campanha do PMDB contra o seu adversário Ricardo Coutinho. Isso dialeticamente afirmamos que "tudo se relaciona". Apesar da aposta que fizeram em vencer com base na ignorância no final deu tudo certo e a partir de 1° de janeiro já não teremos Maranhão e o PMDB a frente do estado.

Antes de ler ou reler o famoso post confiram os comentários que recebi na época:

Olá Lira, em nome do Fórum Permanente de Artes Visuais de João Pessoa, agradeço o seu apoio. São pessoas como vc que a cultura precisa para protegê-la de outras com visão limitada, ignorante e alienada como essa tal vereadora que se elegeu da forma mais covarde possível, ou seja, dando sopra para as pessoas sem recursos necessários para uma das necessidades básicas. E no caso das esculturas, podemos perceber que ela esta subestimando a capacidade do povo a refletir sobre as artes. Ela deveria estudar mais, aprender mais, trabalhar mais em prol de causas necessárias e principalmente respeitar mais o ser humano, o profissional... Você tem razão, ela quer mesmo é aparecer.

Um abraço.
Lu Maia
Fotógrafa, bibliotecária, gestora e produtora cultural
8 de maio de 2010 19:32

JOP disse...

Está vereadora precisa de um pouco de senso e aprender adimirar o que é BELO. Um abraço a todos que sabem adimirar o BELO.
9 de maio de 2010 04:44

Archidy Picado Filho disse...

Sobre tal polêmica, leia também em http://recantodasletras.uol.com.br/autores/picadofilho “Cultura e ignorância”, entre outros textos de minha autoria. Comentários dos temas abordados farão parte da coleção “Conversas Virtuais”. Os comentaristas, se desejarem, não terão suas identidades reveladas. Obrigado.
9 de maio de 2010 09:46

Cinthia disse...

realmente, santa ignorância!...


Há bastante tempo que queria escrever sobre uma "polêmica" gerada na câmara municipal de João Pessoa. Mas só agora é que escrevi motivado por uma moção de repúdio que será lançada esta semana.

É que um grupo de estudantes, artistas e professores de artes visuais irão lançar uma moção de repúdio a vereadora Elisa Virgínia, que desferiu críticas quanto a instalação por parte da Prefeitura de esculturas artísticas que na visão da vereadora são monumentos diabólicos.

Só em João Pessoa mesmo, e depois não digam que falo mal da cidade! Ora, com tanta coisa pra se discutir na cidade, vem uma vereadora colocar na tribuna de uma casa legislativa um assunto que sinceramente, haja paciência. Para completar a vereadora expôs publicamente informações completamente mentirosas como a de que a escultura que representa um cavalo alado é a representação da morte. sic! Não sabe a vereadora que cavalo alado tem significação de eternidade e não de morte. Era só ir no google, mas pelo jeito o importante para ela é aparecer.

A nobre vereadora (usando um pouco o vocabulário parlamentar)chegou ao ridículo de associar a instalação do monumento em homenagem a Pedra do Reino na Lagoa com o incêndio que ocorreu uma semana depois no Presídio do Roger. Santa ignorância!

Por tudo isso, mais do que apoiado a iniciativa do grupo de artes visuais, e espero ter a oportunidade de assinar essa moção de repúdio.

Aqui vai uma parte da moção escrita pelo grupo: “Entendemos que a criação artística transcende a todas as formas de organização, sejam elas políticas ou religiosas. Sua função na sociedade é de questionar, transformar e fazer com que as pessoas reflitam para novas formas de pensar e agir, portanto não se concebe que em pleno século XXI existam mentalidades voltadas para Idade Média, onde a arte estava a serviço da igreja, hoje ela é motor dos movimentos humanos na busca de novos horizontes. A arte é símbolo da liberdade. Portanto, não podemos censurar a Cultura”.

Nenhum comentário: