quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Hugo Chávez: se impondrá la soberanía del Pueblo egipcio


O presidente venezuelano, Hugo Chávez, manifestou na noite desta terça-feira a sua solidariedade com a luta do povo egípcio por sua auto-determinação diante o governo de Hosni Mubarak, e os interesses dos EUA no Oriente Médio

“Quiero decirlo por la Red: a pesar de los intereses imperiales, se impondrá la soberanía del Pueblo Egipcio! Viva Nasser!”Escreveu Chávez por sua conta @chavezcandanga no Twitter.

Com esta mensagem, Chávez lembrou a memória do pai do nacionalismo árabe no Egito, Gamal Abdel Nasser, militar e estadista que governou o Egito de 1956-1970 e que foi um lutador pela soberania dos países árabes contra a influência imperial britânico e americano dentro do bloco de países não-alinhados.

Um de seus marcos principais foi a nacionalização do Canal de Suez em 1956 ea construção da barragem de Assuán, que libertou os camponeses da fantasia egípcio as inundações do Rio Nilo para irrigar suas lavouras.

Venezuela apóia a luta popular

O governo venezuelano através de seu ministério das Relações Exteriores e o presidente Hugo Chávez tem apoiado desde o início as manifestações da Tunísia e povo egípcio, e protestou contra os EUA e seu papel intervencionista no conflito.

Neste domingo, o presidente venezuelano criticou a postura do governo Obama sobre a crise egípcia dizendo que “Ya se ven declaraciones en Washington y algunos países de Europa, como me dijo el presidente (libio Muamar) Gadafi es bochornoso y da como asco ver la intromisión de Estados Unidos, queriendo tomar el control”.

Mais tarde, ele acrescentou: "Fíjate como Estados Unidos después que utilizó durante años a equis presidente apenas entró en crisis lo abandonaron. Así paga el diablo. No le dieron ni visa ni nada al presidente de Túnez". Chávez se referiu à fuga do presidente da Tunísia Zine El Abidine Ben Ali, em meados de janeiro.

Retirado da TELESUR

Nenhum comentário: