sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Poema de ano novo

É preciso que nos encontremos diante do amor como as árvores fêmeas
cuja raiz é a mesma e se perde na terra profana
É preciso...a tristeza está no fundo de todos os sentimentos
como a lágrima no fundo de todos os olhos
Sejamos graves e prodigiosos, ó minha amada, e sejamos também irmãos e amigos.

É preciso que levemos diante de nós o retrato das nossas almas
como se fôssemos a um tempo a Verônica e o Crucificado
Eu sou o eterno homem e hoje que a dor fecunda o tempo
eu sinto mais que nunca a vontade de fechar os braços sobre a minha miséria.
Fiquemos como duas crianças pensativas sentadas numa escada
- todos serão os peregrinos e apenas nós os contemplados.

Vinicius de Moraes
(1913-1980)

Rapidinhas

Twitter que é bom, nada!

Simplesmente não consigo abrir meu twitter há duas semanas. A página abre, porém a parte que daria para visualizar as tuitadas fica em branco, ou seja, não vejo nada.

Em pleno final de ano, e eu sem twitter. É foda! Aliás, é falta mesmo!

2011

Na Nova Zelândia já é 2011. A todos de lá Feliz Ano Novo. E na França meu amigo Nicolas prepara-se para a virada do ano. Lá estarão comemorando 4 horas mais cedo que nós brasileiros. Aos franceses mil votos de prosperidade nesse ano que se inicia. E que a consciência de classe dos trabalhadores só avance neste país de tradição revolucionária.

Ano novo, passagem mais cara

O ano novo irá começar e já na segunda a passagem fica mais cara. Alegria de pobre dura pouco como dizem. Mal se inicia o ano e já vamos pagar caro pela passagem para gerar mais lucros aos tubarões do transporte coletivo. Prejuízo coletivo e benefício privado. É a pisadinha do transporte.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Estatísticas do verbaLIRAndo

Bem...fim de ano chegou e aquilo que nem eu sabia extamente pra que serviria completou uma ano de vida no último dia 22. E como todo blog o verbalirando tem suas estatísticas. Então vamos lá! vou fazer das estatísticas do blog um momento retrospectivo do que produzi ou reproduzi nesse um ano de blog.

Em primeiríssimo lugar fica o post "Uso ou abuso de cirurgia plástica"com 218 visualizações. Retirei a matéria do Jornal O Gramma de Cuba. Em segundo fica o post "65 anos de vitória do exército vermelho sobre a besta nazista"com 67 visualizações. Esse eu retirei de uma Organização marxista-leninista da Noruega, revi dia desses e percebi que precisava de uma boa revisão, porque só fiz passar no google tradutor e não revisei, então tem algumas coisas sem sentido. E abaixo das duas fica o post de minha produção fruto de um trabalho acadêmico sobre a história de Ikursk intitulado "Um pouco de universidade". Esse até comentário rendeu de uma estudante de História, Paula Meyer que também tem um blog, do Centro Universitário Santo André.

Ao todo foram 2.857 visualizações de maio para cá. O que dá uma média de 357 visualizações ao mês e/ou ainda 11 por dia. O que é muito bom!

Visualizações que rompem fronteiras literalmente. Estados Unidos, Portugal, França, Canadá,Japão, Rússia, Reino Unido, República Dominicana, Turquia, Uruguai, Alemanha e Cingapura foram os países de origem dessas visualizações, além é claro do Brasil.

Muitas delas devo aos amigos pela divulgação. A Edmery (@yremde) que foi a primeira seguidora e grande incentivadora; A Romão meu amigo, que por incentivo do verbalirando recebeu da sua companheira, Vânia,
um blog onde ele posta exercícios de escola para seus alunos e ainda arrisca em receita culinárias; A Nicolas, não o Sarkozy, mas o Nicolas Drouvot que direto da França, em Grenoble, contribuiu para diversos posts que fiz em alusão a este belo país que um dia hei de conhecer; As irmãs Ismael (Veronica e Rafaela); A Jenifer, que me recorda boas lembranças da época de CEFET; A Bianca com As sementinhas; A Skarllety com a Menina Coragem e a Deusa Thamires ou Tatá como muitos a chamam (menos eu) com Entrelinhas.

A todos os seguidores, que espero que continuem dando olhadas nem que seja pequenas ao verbalirando. A todos, muito obrigado!

E eu não poderia esquecer do Correia de Transmissão do companheiro Humberto que sempre escreve com muita propriedade dedicando posts bem elaborados dando prazer a quem os ler. E eu indico!

O que era pra ser apenas exibição das estatíticas do blog virou um verdadeiro agradecimento a todos que direta ou indiretamente contribuem com o verbalirando. Pois na verdade só o fato de ter apenas uma pessoa lendo já é motivo para continuar escrevendo. E como vocês viram tenho muitos motivos para continuar dando vida ao blog.

Como diria Vinicius de Moraes: "A gente não faz amigos, reconhece-os".

domingo, 26 de dezembro de 2010

Até que a morte os separe

O fundador da Playboy, Hugh Hefner anunciou neste sábado (25), em seu perfil no Twitter, que está noivo de sua namorada, a modelo Crystal Harris, de 24 anos. Esse será o terceiro casamento dele, que se divorciou de suas duas primeiras esposas na década de 1950.

A modelo promete amá-lo até que a morte os separe. O que não está muito longe, já que, levando em consideação a sua idade e a quantidade de viagra que terá que tomar para dar conta do recado o véi não vai aguentar muito tempo não. hehehe.

sábado, 25 de dezembro de 2010

Tem amigo safado quem pode

Definitivamente o natal deste ano foi diferente de todos os outros. Ao invés de músicas natalinas como noite feliz entre outras, o que mais toca é a tarraxinha e Minha mulher não deixa não.

E em homenagem aos meus amigos que são compromissados, para não dizer dominados por suas companheiras, deixo aqui a letra desta música antológica.

Em especial para o meu amigo zezinho*.

Minha Mulher Não Deixa Não

- Ei tu que Beber?
- Quero Não!
- Não quer Por quê?
- Por Nada Não!
- Tu que fumar?
- Han Han!
- Não Quer Por quê?

Vou Não, Quero Não, Posso Não, Minha Mulher, Não Deixa Não,
Não vou, Não Quero Não.
Vou Não, Quero Não, Posso Não, Minha Mulher, Não Deixa Não,
Não vou, Não Quero Não.

- Ei No meu Fusquinha Vamos Sair,
No Bar Central DJ Sandro Toca Lá.
E ai Lá em Marli Tem KBÇA de Galo Veeeenhaaaa.

Vou Não, Quero Não, Posso Não, Minha Mulher, Não Deixa Não,
Não vou, Não Quero Não.
Vou Não, Quero Não, Posso Não, Minha Mulher, Não Deixa Não,
Não vou, Não Quero Não.

- Ei Tem Duas Nega. E ai, Vamos Arrastar?
No shanadu Agente Bota O Bicho Lá.
Quem és tu? És Boiolão? Tu Vai ou Não.

Vou Não, Quero Não, Posso Não, Minha Mulher, Não Deixa Não,
Não vou, Não Quero Não.
Vou Não, Quero Não, Posso Não, Minha Mulher, Não Deixa Não,
Não vou, Não Quero Não.

*Resguardei aqui o nome verdadeiro dele! hehe!

Natal Palestino

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Natal

De repente o sol raiou
E o galo cocoricou:
- Cristo nasceu!
O boi, no campo perdido
Soltou um longo mugido:
- Aonde? Aonde?
Com seu balido tremido
Ligeiro diz o cordeiro:
- Em Belém! Em Belém!
Eis senão quando, num zurro
Se ouve a risada do burro:
- Foi sim que eu estava lá!
E o papagaio que é gira
Pôs-se a falar: - É mentira!
Os bichos de pena, em bando
Reclamaram protestando.
O pombal todo arrulhava:
- Cruz credo! Cruz credo!
Brava
A arara a gritar começa:
- Mentira! Arara. Ora essa!
- Cristo nasceu! canta o galo.
- Aonde? pergunta o boi.
- Num estábulo! - o cavalo
Contente rincha onde foi.
Bale o cordeiro também:
- Em Belém! Mé! Em Belém!
E os bichos todos pegaram
O papagaio caturra
E de raiva lhe aplicaram
Uma grandíssima surra.

(Vinicius de Moraes)
E como todos vimos, a greve no setor aeroviário não foi deflagrada. O sindicato preferiu cumprir a determinação do TST. Entretanto ficou na cara que a categoria tem força e muita força pra conquistar um bom resutado em sua campanha salarial. Não é a toa que apenas no ensaio da greve a classe patronal já aumentou a contraproposta para 8% de reajuste. Agora é só aguardar novamente!

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Ganância dos patrões leva greve no setor aeroviário


Ganância, não há outro nome para qualificar a atitude da classe patronal do setor aeroviário.

O sindicato dos trabalhadores ameaçam paralisar suas atividades logo mais, a partir das 5 horas da manhã.

Este ano foi um ano de crescimento para o setor assim como em toda a economia brasileira. Só nos primeiros nove meses de 2010, o número de passageiros em voos internacionais cresceu 29,13% e nos nacionais, 25,61%. E apesar disso até a PLR (Participação nos lucros e resultados) era negado pela TAM em meados do primeiro semestre como vemos no boletim do Sindicato dos Aeroviários (aqui).

A pauta foi entregue pelo sindicato em setembro e somente agora em dezembro é que houve contraproposta do setor patronal. A categoria pede 15% para os aeronautas (pilotos) e 13% para os aeroviários e até aceitam unificar em 13% no geral. Entretanto a contraproposta é de apenas 6,08% (índice do INPC nos últimos 12 meses).

Venhamos e convenhamos, o setor cresceu mais de 20% só no primeiro semestre e a proposta de reajuste não chega a 10%, pra mim não é outra coisa senão a ganância de ganhar cada vez mais. E não estou falando nem dos problemas que essa categoria enfrenta (por desconhecimento mesmo, confesso).

Como em toda a greve a pressão é grande sobre os trabalhadores. Ainda mais quando o setor não entra em greve desde o carnaval de 1988.

Assim, nessa hora se lembram do conforto dos usuários que seriam prejudicados com uma greve como essa no período de final de ano. Até palavras do presidente são manipuladas como fez a Globo através do seu portal de notícia colocando a seguinte manchete: "Lula diz que greve é irresponsabilidade", quando na verdade o que foi dito é que: ""Acho que os empresários podem flexibilizar um pouco, que os empregados podem flexibilizar um pouco. O que não pode é qualquer atitude de irresponsabilidade que leve o povo brasileiro sofrer" disse Lula.

Ainda no início da noite saiu uma liminar do TST exigindo que 80% dos trabalhadores não parem podendo acarretar uma multa de 100 mil reais o descumprimento dessa medida. Nessas horas a justiça é ágil (putz).

O que resta agora é esperar e ver no que vai resultar essa crise. De uma coisa tenho certeza: os trabalhadores sairão vitoriosos, pois quem luta conquista!

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Rapidinhas

TARRAXINHA

A nova onda musical é a tarraxinha...até apresentador e jornalista tem arriscado a dança ao vivo. Agora...há quem diga que tem banda falsa por ai tocando o "novo" ritmo fazendo uma divisão entre a banda falsa e a banda oficial. Cá pra nós, é a mesma coisa, só muda a banda!

VERBALIRANDO FOI VISTO ATÉ NA CROÁCIA

Achei sem querer as estatística do blog. Sem querer mesmo porque quem me perguntava quantas pessoas viam o blog respondia que não sabia. Mas não é que descobrir que o blog foi visto até na Croácia (não sei nem onde fica, brincadeira!). Pois é...além da Croácia também foi visto em Portugal e nos Estados Unidos. Tá chique mesmo!

Agora...apesar dos muitos posts que fiz sobre a França nada foi visto por lá. Nem mesmo o que chamo de correspondente abriu o blog. Mas são coisas de blog.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

De onde vem o tráfico?


Do Correia de Transmissão

Desde a eleição presidencial de 2006, o PSDB tem atribuído a culpa pelo tráfico de armas e drogas no Brasil a um suposto descontrole nas fronteiras terrestres do país.

O objetivo, é claro, é jogar a maior parte da responsabilidade pela criminalidade no colo do governo federal.

Em 2010, José Serra se superou. Chegou ao cúmulo de dizer que o presidente da Bolívia, Evo Morales, é cúmplice do tráfico (aqui).

Entretanto, acaba de sair uma pesquisa realizada pelo Ministério da Justiça e pela ONG Viva Rio entitulada "Mapa do Tráfico Ilícito de Armas no Brasil" (aqui).

E o que diz esse estudo? O coordenador da pesquisa, Antônio Rangel Bandeira, é categórico:

"O número de armas que entra pelas fronteiras secas é irrisório se comparado com o número de armas fabricadas no país, compradas legalmente, que vão para a ilegalidade."

Ainda segundo Bandeira, é preciso aumentar o controle sobre a produção nacional já que apenas 20% das armas apreendidas são de fabricação estrangeira.

E onde está a indústria bélica nacional?

As cinco maiores empresas: Taurus, CBC, Rossi, Imbel, Urko e Amantino estão localizadas em apenas três estados: São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais (aqui).

Coincidentemente, os três são governados pelo próprio PSDB. (A partir de 2011, o RS passa a ser governado pelo PT)

Fantástico! A política do PSDB cria tensões diplomáticas com nossos vizinhos enquanto o grosso do tráfico de armas passa por baixo de seu bico.

Mas, para não dizer que não falei das flores, o governo federal tem sim muito o que fazer.

Se 80% das armas ilegais apreendidas são de fabricação nacional, isso significa que uma correta atuação da Polícia Federal, da Receita e dos demais órgãos de fiscalização e controle podem efetivamente reduzir o número de armas ilegais em circulação.

E isso sem precisar invadir país algum...

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

A UNE DE VOLTA PARA CASA, Eu estava lá!

Na tarde de hoje foi lançado no Rio de Janeiro, mais especificamente na Praia do Flamengo, 132, a pedra fundamental do prédio da UNE e UBES que será construido com o recurso proveniente da idenização paga pelo Estado brasileiro no valor de 44 milhões, como reparação a entidade que teve sua sede invadida e incendiada pelos militares em 64.

O prédio na época foi incendiado e logo depois derrubado e até 2007 era apenas um terreno que abrigava um estacionamento abandonado, quando estudantes universitários e secundaristas, num ato histórico, ocupavam o terreno resgatando-o para as mãos do movimento estudantil.

Muitas coisas guardo na lembrança dos momentos que passei no movimento estudantil e esse foi pra mim algo que sempre contarei com grande orgulho de alguém que pôde presenciar os primeiro momentos que se seguiram a esta ocupação.

Estive presente na primeira reunião que ocorreu após a retomada do terreno. A reunião da diretoria da UBES acontecia entre os dias 4 e 5 de fevereiro de 2007 num clima de bastante euforia por todos os presentes. Muito calor, várias pessoas numa sala sem ventilação que abrigava a gerência do estacionamento e muita discussão política acerca da conjuntura do país que entrava no segundo mandato do governo Lula.

Infelizmente essa foi mais uma oportunidade que só tenho gravado na mente, pois fotografias para provar a minha presença não tenho. Mas vendo as notícias sobre o ato que aconteceu no dia de hoje lembro como se fosse ontem o momento que pisei naquele local.

Cheguei cedo, uma neblina ainda cobria o pão-de-açúcar, várias pessoas caminhando no aterro do flamengo, e lá estava a ocupação estudantil que tinha grafitado no muro os símbolos da UNE e da UBES. Não dá pra esquecer! Ao lado do terreno dava pra ver algumas bandeiras da UNE expostas nas sacadas de apartamentos que abrigam moradores que presenciaram o incêndio criminoso ocorrido em 64. Durante os dois dias que estive lá vi alguns desses moradores que com brilho nos olhos cumprimentavam cada ocupante e relatavam o que presenciraram.

Espero poder voltar novamente e ver o prédio erguido e servindo para o fortalecimento de um movimento estudantil rebelde e combativo.

Reproduzindo a palavra de ordem mais pronunciada naquele momento termino este post: A NOSSA HISTÓRIA NINGUÉM APAGA! É UNE E UBES DE VOLTA PARA CASA!

sábado, 18 de dezembro de 2010

Post mais comentado do ano!

"Santa ignorância" foi sem sombra de dúvidas o post que mais fez sucesso desse 1° aninho do verbalirando. É verdade que foram apenas 4 comentários, mas para este blog foi muito significativo pois, além de ter vindo de pessoas da área artística de João Pessoa sei que muitas outras pessoas tiveram oportunidade de conhecer o blog a partir da divulgação que foi feita deste post.

Lembremos que o tema que abordava em maio foi usado na campanha do PMDB contra o seu adversário Ricardo Coutinho. Isso dialeticamente afirmamos que "tudo se relaciona". Apesar da aposta que fizeram em vencer com base na ignorância no final deu tudo certo e a partir de 1° de janeiro já não teremos Maranhão e o PMDB a frente do estado.

Antes de ler ou reler o famoso post confiram os comentários que recebi na época:

Olá Lira, em nome do Fórum Permanente de Artes Visuais de João Pessoa, agradeço o seu apoio. São pessoas como vc que a cultura precisa para protegê-la de outras com visão limitada, ignorante e alienada como essa tal vereadora que se elegeu da forma mais covarde possível, ou seja, dando sopra para as pessoas sem recursos necessários para uma das necessidades básicas. E no caso das esculturas, podemos perceber que ela esta subestimando a capacidade do povo a refletir sobre as artes. Ela deveria estudar mais, aprender mais, trabalhar mais em prol de causas necessárias e principalmente respeitar mais o ser humano, o profissional... Você tem razão, ela quer mesmo é aparecer.

Um abraço.
Lu Maia
Fotógrafa, bibliotecária, gestora e produtora cultural
8 de maio de 2010 19:32

JOP disse...

Está vereadora precisa de um pouco de senso e aprender adimirar o que é BELO. Um abraço a todos que sabem adimirar o BELO.
9 de maio de 2010 04:44

Archidy Picado Filho disse...

Sobre tal polêmica, leia também em http://recantodasletras.uol.com.br/autores/picadofilho “Cultura e ignorância”, entre outros textos de minha autoria. Comentários dos temas abordados farão parte da coleção “Conversas Virtuais”. Os comentaristas, se desejarem, não terão suas identidades reveladas. Obrigado.
9 de maio de 2010 09:46

Cinthia disse...

realmente, santa ignorância!...


Há bastante tempo que queria escrever sobre uma "polêmica" gerada na câmara municipal de João Pessoa. Mas só agora é que escrevi motivado por uma moção de repúdio que será lançada esta semana.

É que um grupo de estudantes, artistas e professores de artes visuais irão lançar uma moção de repúdio a vereadora Elisa Virgínia, que desferiu críticas quanto a instalação por parte da Prefeitura de esculturas artísticas que na visão da vereadora são monumentos diabólicos.

Só em João Pessoa mesmo, e depois não digam que falo mal da cidade! Ora, com tanta coisa pra se discutir na cidade, vem uma vereadora colocar na tribuna de uma casa legislativa um assunto que sinceramente, haja paciência. Para completar a vereadora expôs publicamente informações completamente mentirosas como a de que a escultura que representa um cavalo alado é a representação da morte. sic! Não sabe a vereadora que cavalo alado tem significação de eternidade e não de morte. Era só ir no google, mas pelo jeito o importante para ela é aparecer.

A nobre vereadora (usando um pouco o vocabulário parlamentar)chegou ao ridículo de associar a instalação do monumento em homenagem a Pedra do Reino na Lagoa com o incêndio que ocorreu uma semana depois no Presídio do Roger. Santa ignorância!

Por tudo isso, mais do que apoiado a iniciativa do grupo de artes visuais, e espero ter a oportunidade de assinar essa moção de repúdio.

Aqui vai uma parte da moção escrita pelo grupo: “Entendemos que a criação artística transcende a todas as formas de organização, sejam elas políticas ou religiosas. Sua função na sociedade é de questionar, transformar e fazer com que as pessoas reflitam para novas formas de pensar e agir, portanto não se concebe que em pleno século XXI existam mentalidades voltadas para Idade Média, onde a arte estava a serviço da igreja, hoje ela é motor dos movimentos humanos na busca de novos horizontes. A arte é símbolo da liberdade. Portanto, não podemos censurar a Cultura”.

Momento retrospectiva do blog

Quarta-feira que vem fará um ano de existência do verbalirando. Naquele dia (22/12/09) iniciava meus post com uma pérola dita por Zé Maranhão, nosso quase ex-governador.

"O bônus e o ânus"

O governador José Maranhão (PMDB) é conhecido pelo seu modo errado de falar. Na última sexta-feira registrou mais uma gafe oral para o anedotário político paraibano. Foi numa solenidade de formatura do curso de Direito da faculdade do deputado federal Damião Feliciano, em Campina Grande.

No discurso, Maranhão trocou as bolas e no lugar de falar sobre o “ônus e o bônus” disse “o bônus e o ânus”. Os formandos não seguraram e caíram em gargalhada.

Maranhão remendou e seguiu em frente, carregando todo o ônus dos oradores ante uma platéia impiedosa.

Ricardo Coutinho pode até não satisfazer a vontade de mudança dos seus eleitores mas com certeza não nos presentiará com perólas como essa.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

"O que me atrai é a curva livre e sensual"

Não poderia passar esta data sem homenagear o grande arquiteto e comunista Oscar Niemeyer.

A melhor maneira de homenageá-lo que encontrei foi reproduzir as suas palavras acerca da sua atração pelas curvas:

"Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein."

FELICIDADES NIEMEYER!

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

ATENÇÃO! Não saia de casa de roupas sujas!

Isso mesmo! Se você é displicente ou não gosta mesmo de lavar roupas é melhor você mudar seus hábitos.

É que na noite de ontem foi preso um assaltante na cidade de Patos que levou de um vigário (além de R$450) sua calça alegando que ela estaria fedendo e queria apenas trocá-la.

Já pensou se a moda pega! Cuidado!

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

2 de dezembro é o Dia Nacional do Samba

Em alusão ao Dia Nacional do Samba deixo aqui a letra de "As rosas não falam" do grande sambista Cartola.

Aqui mesmo no Blog pude fazer outras homenagens ao samba a exemplo de Walter Alfaiate e Paulo César Pinheiro. Este último tive o prazer adquiri o seu CD através de um amigo e eu garanto que é muito bom

Mas vamos a esta letra que é um verdadeiro clássico do samba.

AS ROSAS NÃO FALAM

Bate outra vez
Com esperanças o meu coração
Pois já vai terminando o verão
Enfim

Volto ao jardim
Com a certeza de que devo chorar
Pois bem sei que não queres voltar
Para mim

Queixo-me às rosas, mas que bobagem
As rosas não falam
Simplesmente as rosas exalam
O perfume que roubam de ti

Devias vir
Para ver os meus olhos tristonhos
E, quem sabe, sonhavas meus sonhos
Por fim