segunda-feira, 17 de maio de 2010

DIA MUNDIAL DA INTERNET


Não podia terminar o dia de hoje sem fazer referência ao dia mundial da internet, 17 de maio, ou seja, hoje, para ser bem redundante.

Hoje em dia é cada vez maior o acesso dessa ferramenta no mundo inteiro, seja por lazer, pra conhecer novas pessoas, para se informar, para se formar, enfim... uma infinidade de coisas. Representando a tal globalização propagada principalmente após o fim da guerra fria.

E foi justamente no início da guerra fria que se originou o que hoje conhecemos por internet. São várias as denominações que já recebeu, entre elas a ARPANET, nome que particularmente ouvi pela primeira vez através do professor de informática básica que tive a uns 10 ou 12 anos atrás. Detalhe: o professor era o atual jornalista da TV Tambaú Ainoam Geminiano (não sei nem se escrevi certo o nome dele), nome que inclusive acho ser dificil de se esquecer pela raridade de pessoas com esse nome.

Assim descreve a Wikipedia, a maior enciclopédia virtual que existe: A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. Ela carrega uma ampla variedade de recursos e serviços, incluindo os documentos interligados por meio de hiperligações da World Wide Web, e a infraestrutura para suportar correio eletrônico e serviços como comunicação instantânea e compartilhamento de arquivos.

De acordo com a Internet World Stats, 1,73 bilhões de pessoas tinham acesso à Internet em setembro de 2009, o que representa 25,6% da população mundial. Segundo a pesquisa, a Europa detinha quase 420 milhões de usuários, mais da metade da população. Mais de 60% população da Oceania tem o acesso à Internet, mas esse percentual é reduzido para 6,8% na África. Na America Latina e Caribe, quase 175 milhões de pessoas tinham o acesso à Internet, sendo que 67,5 milhões são brasileiros.

Mas, voltando ao assunto da guerra fria, Ainoam na época fazia referência a ela para explicar o surgimento da internet e uma década depois reproduzo o que entendi da aula que tive. Nessa época nem imaginava defender o comunismo como salvação para a humanidade mas aquela aula me chamou atenção para o fato da potência chamada URSS, União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, conseguir imprimir um grau elevado de disputa contra a potência oposta, EUA.

E fruto dessa disputa é que se deu origem a internet. A ARPANET foi criada com objetivos militares e usada na guerra do golfo como forma dos EUA protegerem seu aparato de informação de possíveis ataques inimigos.

E essa preocupação norte americana foi fruto do constante crescimento da União Soviética que em pouco tempo se consolidou como força capaz de disputar em pé de igualdade os EUA com uma teconologia extremamente avançada. Em outras palavras, uma verdadeira afronta para o capitalismo ter uma potência socialista com uma tecnologia mais avançada que a sua. Inclusive dai o nome Guerra Fria, pois em sua grande parte tratou de uma disputa tecnológica, apesar de acreditar que essa guerra foi uma guerra como todas as outras e a disputa se deu em campo de batalha como qualquer guerra.

O fato em especial que desencandeou, podemos dizer assim, essa disputa mais acirrada foi o lançamento do SPUTNIK, um satélite superficial, mostrando que a URSS podia também atingir o espaço e realmente atingiu mais de uma vez e lançou o primeiro homem ao espaço, mais isso é assunto para outra postagem.

Enfim... Chega de texto por hoje e um pedido especial para que todos possamos fazer um bom uso dessa ferramenta chamada de INTERNET.

OBSERVAÇÃO: A foto principal utilizada nesta postagem é uma visualição gráfica de várias rotas em uma porção da internet mostrando a escalibilidade da rede, já a outra foto é o SPUTNIK 1 aberto mostrando o seu interior.

Nenhum comentário: