quarta-feira, 19 de maio de 2010

Aos 120 de Ho Chi Minh


Marta Rojas (Gramma digital)

Ho Chi Minh, o fundador da nação vietnamita que hoje conhecemos, embora o país é antiga, nasceu em 19 maio de 1890, 120 anos atrás, na aldeia Hoang Tru, na atual província de Nghe An foi nomeado um filho Nguyen Sinh Cung, e toda a sua vida alterou o nome várias vezes, tendo as difíceis circunstâncias que lhe permitiria escapar da perseguição colonial mascarando sua personalidade. A história registra que desde o século XVII foi o berço de uma das regiões mais ricas da cultura popular.

Seu pai era um professor, doutor em letras chinesas notório, mas Nguyen Sinh Cung era órfão e praticamente culpou seus avós maternos aumento continuou cultivando essa inteligência a ponto de que desde a adolescência Nguyen Sinh Cung no ramo de casa abriu uma escola para ensino da literatura. Em seguida, pós-graduação no mesmo assunto. Ambos os seus nomes como a evolução cultural ocorreram em ordem crescente, incorporando seu conhecimento difícil de ensino franco-vietnamita, enquanto o país era uma colônia francesa.

Aos 21 anos ou mais, ele estaria matriculado em um navio francês, como um marinheiro mercante e uma cozinha simples e bem conhecida a própria França, África e América (Estados Unidos), residentes no bairro negro do Harlem apropriação de novos conhecimentos e línguas. Depois de tocar em Londres, encontrar trabalhos diferentes, entre eles o de empregado de um hotel, sem nunca abandonar o seu auto-didata.

Sua cultura se tornou cada vez mais forte e de volta à França no final de 1917, Nguyen Tat Thanh como, juntou-se plenamente na luta pela libertação das colônias. Aliado ao Partido Socialista Francês e no seio do próprio partido passou a ser um campeão da emancipação das colônias na África e Ásia. Então, Nguyen Ai Quoc nomeado e havia fundado um jornal. Foi um ato natural o seu caminho para o Partido Comunista Francês depois da Terceira Internacional, fundada por Lenin, cuja tese é um incentivo para o jovem revolucionário vietnamita pensamento.

Ho Chi Minh-se expressaria mais tarde: "a tese de Lenin deu-me grande emoção, entusiasmo, fé e elucidação. Fiquei feliz ao ponto de me lamentar. Sentado sozinho no meu quarto, eu levantei a minha voz como se estivesse falando para a multidão de conterrâneos massa Mártir! Isto é o que precisamos, esse é o caminho para nossa libertação! ". (1)

Dessa forma, como Ho Chi Minh para a história - organizou o povo vietnamita, estabeleceu o Partido Comunista da Indochina e soprou suas idéias de independência e soberania para companheiro extraordinário que seguiu durante toda sua vida na luta constante o colonialismo francês, invasão japonesa e o imperialismo E.U., levando para o Vietname à vitória novamente e novamente. Ho Chi Minh, foi libertador e construtor de seu país sob a bandeira levantada que: "Não há nada mais precioso do que a independência ea liberdade."

(1)escritos políticos de Ho chi Mim

Nenhum comentário: