quarta-feira, 5 de maio de 2010

Hoje a Grécia! E amanhã?


Atenas, a capital da Grécia, berço histórico-cultural da humanidade, vem sendo palco freqüente de uma grande convulsão social.

As manifestações e os confrontos de rua que ocorreram durante todo o dia de hoje na Grécia são fruto e conseqüência direta de um sistema que vive uma crise visceral, que não encontrará saída dentro do próprio sistema, o capitalismo, a não ser aumentando a exploração dos trabalhadores em nível mundial.

Hoje foi a Grécia, amanhã não sabemos onde ela vai estourar, mas com certeza sabemos que ela é mundial, pois é nesse momento que sentimos na prática o que significa a tão propalada globalização.

Nem mesmo a sabedoria da deusa Atena poderia resolver os problemas deste sistema caduco, pois o problema está enraizado há séculos, e é apenas reflexo de uma realidade onde poucos se apropriam das riquezas de muitos.


Em momento de crise como essa, os representantes da burguesia tentam ludibriar o conjunto da sociedade apelando para um discurso de que o importante agora é cada um contribuir para que possamos sair bem da crise. Em outras palavras, a hora é de diminuir os salários e direitos dos trabalhadores, aumentar o desemprego e com ele a pobreza e a miséria do povo e ficarmos apenas de braços cruzados vendo resignadamente o tempo passar. Tudo para salvar o luxo dos capitalistas, grandes banqueiros e donos de imensos monopólios.

Porém não se fala obviamente que como toda crise no capitalismo os ricos ficam mais ricos e os pobres ainda mais pobres, no máximo quem era muito rico fica um pouco, mais um pouquinho mesmo, menos rico.

A crise atual como disse é uma crise que este sistema passa há séculos, aumentando a cada vez que passa a exploração em cima dos que trabalham.

O que nos resta, e em especial aos bravos e guerreiros gregos, é se apoiar na única alternativa de salvação: a organização para enfrentar a altura esta crise e construir uma nova realidade com uma sociedade baseada na solidariedade entre os homens e sem a exploração do Homem pelo Homem. Pondo fim ao sistema capitalista e implantando o socialismo.

Talvez nesse momento nem os poderosos deuses do Olimpo resolveriam esta crise, mas com certeza valerá a pena arregaçar as mangas e torcer para que Niké, a deusa da vitória, desça a Terra o mais rápido possível.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá Lira, em nome do Fórum Permanente de Artes Visuais de João Pessoa, agradeço o seu apoio. São pessoas como vc que a cultura precisa para protegê-la de outras com visão limitada, ignorante e alienada como essa tal vereadora que se elegeu da forma mais covarde possível, ou seja, dando sopra para as pessoas sem recursos necessários para uma das necessidades básicas. E no caso das esculturas, podemos perceber que ela esta subestimando a capacidade do povo a refletir sobre as artes. Ela deveria estudar mais, aprender mais, trabalhar mais em prol de causas necessárias e principalmente respeitar mais o ser humano, o profissional... Você tem razão, ela quer mesmo é aparecer.

Um abraço.
Lu Maia
Fotógrafa, bibliotecária, gestora e produtora cultural