domingo, 30 de maio de 2010

Pérolas do período pré-eleitorá!

2010 é o ano da copa e é também ano de eleições. A medida que vai se aproximando a discussão vai tomando conta das ruas e, assim, quase impossível também não se falar nisso.

Na Paraíba então, ai é que não se fala noutra coisa. E com o tempo também vão surgindo as pérolas deste processo. Aqui mesmo no blog, em dezembro do ano passado, logo nas minhas primeiras postagens já coloquei uma pérola do governador que para uma platéia de estudantes universitários se empolgou no discurso e trocou o ônus e o bônus por o "o ânus e o bônus".

Dia desses o mesmo autor dessa pérola respondeu a um repórter como se ele (o governador) fosse oposição, declarando a importância dos encontros da oposição para discutir um plano de ação para a Paraíba (sic). Talvez seja a idade.

Na noite de hoje já ia terminar a conexão quando vejo uma matéria referente a pré-candidatura de Ricardo Coutinho, e não me contive em reproduzir aqui.

A matéria trata de um encontro realizado em Princesa Izabel, sertão paraibano, onde a assessoria do pré-candidato superfaturou o número de participantes do evento. Só não contavam que outros iriam fazer a conta numérica utilizando o Photoshop.

Eis ai:

Clilson Júnior/Rebeca Carvalho
ClickPB


A oposição paraibana realizou neste sábado (29) o “V Encontro das Oposições”, na cidade de Princesa Isabel e divulgou, através de sua assessoria, que aproximadamente quatro mil pessoas compareceram ao evento realizado na AABB.

“Estima-se que cerca de quatro mil pessoas estiveram presentes a AABB, entre eles prefeitos, vereadores e lideranças sindicais de toda a microrregião da Serra de Teixeira e do Sertão paraibano”, foram as palavras da assessoria.
Foto disponibilizada pela assessoria do evento

Mas, duvidar destes números não ofende, já que em todas as edições houve certo ‘exagero’ deles, seja na divulgação do quantitativo de populares ou de lideranças políticas presentes nestes eventos e principalmente, após tomarmos conhecimento que a AABB de Princesa Isabel, não suporta um público maior que 500 pessoas.

Para fazer o tira-teima, a redação do ClickPB resolveu consultar um especialista no método conhecido como “contagem de multidões”, já usado em várias capitais do país, para verificar, com precisão, o número exato de participantes em eventos e evitar a desinformação que pode conduzir a resultados não desejados, especulações ou mesmo a manipulações.

Foto utilizada na contagem de rostos

De acordo com informações da Consultoria, o número exato de pessoas presentes na AABB é de 336, bem inferior aos quatro mil divulgados pela organização do evento. A estimativa é científica, baseada nas fotos divulgadas. Fora do campo de visão fotográfica, o especialista revelou que na melhor das hipóteses, se chegou ao número de 500 participantes.

Para que os leitores entendam, esta contagem foi realizada da seguinte forma: cada rosto foi ampliado no Photoshop e atribuído a ele uma esfera colorida para facilitar na apuração exata do número de pessoas dentro do clube em Princesa Isabel, levando-se em consideração a obliquidade das fotos, pois as grandezas se deformam conforme a profundidade do plano apresentado na imagem devido ao efeito de perspectiva com um ponto de fuga no horizonte.

O consultor também utilizou o método de 3 pessoas/m², para taxas de ocupação típicas como essas, onde a densidade concentra um público na área intermediária da mancha. Note que há espaço que permite a passagem de pessoas e ainda é possível ver algumas áreas vazias.


Outro dado interessante e de fácil compreensão merece ser divulgado. Segundo o censo do IBGE, o município de Princesa Isabel possui 19.148 habitantes. Será que 20% da população da cidade estava disposta a comparecer ao evento da oposição, principalmente em um ambiente que não suporta mais de 500 pessoas?

Os números não mentem.

Nenhum comentário: