quinta-feira, 20 de maio de 2010

Hasta la vitória, Siempre!


Durante toda a semana reservei o espaço do blog para verdadeiras contribuições de Cuba com notícias relativas a Ilha ou até mesmo artigos que foram divulgados pelo Jornal O Gramma.

Hoje, para fechar a semana, pude participar do lançamento do livro "Reflexões e Metarreflexões Políticas" da doutorra Thalía Fung Riverón, intelectual cubana, professora titular da Universidade de Havana e presidente da Sociedade Cubana de Investigações Filosóficas, que na Faculdade de Direito situada na Praça João Pessoa expôs as principais reflexões contidas no livro.

Uma frase em especial me chamou a atenção que para mim representa bem o que é Cuba, não a Cuba que conhecemos pelos jornais, mas a verdadeira Cuba. Thalía dizia o seguinte: "Em Cuba há unidade, e unidade não significa unanimidade", em sua explanação Thalía quis dizer com isso, que ao contrário do que costumam pregar de que na Ilha não há liberdade de expressão, muito pelo contrário, o seu povo pode opinar de diferentes maneiras que com certeza será escutado.

Agora, em outro momento ela afirmava que a única unanimidade que há na Ilha é o sentimento do povo em não recuar um milímetro sequer nas conquistas de uma Revolução que acabou com a miséria e o sofrimento do povo, ressaltando a educação e saúde que são oferecidos pelo país e o apoio humanitário sempre presente em todo o mundo com as brigadas de médicos saídos da Universidade latino americana de Medicina que vão aonde se necessita remediar as pessoas vítimas de catástrafes como a que ocorreu no Haiti.

Falando nisso, Paula Frassinete, ex-vereadorra da capital, lembrou que ao contrário de outros países como os EUA que enviaram tropas militares para o Haiti, Cuba se solidarizou enviando médicos.

Concluindo sua intervenção deixou claro que o mundo não vive nem nunca viverá uma nova ordem social dentro do capitalismo.

Termino com as palvras que foram ditas bem alto por um casal de cubanos: Hasta la vitória, Siempre!

Nenhum comentário: