quinta-feira, 13 de maio de 2010

Moção de repúdio a vereadora Elisa Virginia


Como prometido na semana passada, um grupo de artistas entregaram na terça, dia 11, uma moção de repúdio a vereadora Elisa, de João Pessoa, por conta das ignorantes declarações que a mesma deu sobre esculturas, que foram colocadas por iniciativa da FUNJOPE em alguns pontos da capital(ver Santa Ignorância postada aqui mesmo no verbalirando).

Na ocasião a vereadora do PSB, Sandra Marrocos, se questionou em tribuna se a postura de Elisa era fruto da sua ignorância ou de má fé. Respondendo a Sandra acredito que é uma junção dos dois elementos. Espero que esse embate que Elisa teve com os artistas da capital tenha levado a estudar um pouco mais sobre assunto e perceber que apesar do parlamento vir da expressão parlar (falar), é preciso saber o que se vai dizer, afinal, ninguém tem ouvidos de pinico.

Mais uma vez parabéns aos artistas pela iniciativa e em especial aos que comentaram a postagem que tratei sobre isso na semana passada.

Vale destacar ainda que na terça ainda a vereadora Elisa afirmou mais uma mentira deslavada, embasada apenas na sua ignorância, de que: "que não sejam expostos elementos mitológicos da Grécia, pois estes estão muito distantes de nós”. Não sabe ela que as figuras mitológicas da Grécia servem de base para uma série de princípios daquilo que chamamos de civilação, como: ética, moral, justiça, honra entre outros.

Divulgo aqui o teor completo da moção de repúdio e reforçando o chamado para aumentarmos o número de assinaturas que já chega a mais de 200. Para assinar é só entrar neste link:www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/6109

MOÇÃO DE REPÚDIO DOS MEMBROS DO FÓRUM PERMANENTE DE ARTES VISUAIS DE JOÃO PESSOA ÀS DECLARAÇÕES DA VERADORA ELISA VIRGÍNIA DO PPS.

Nós, profissionais, estudantes, professores e admiradores das Artes Visuais do Estado da Paraíba, reunidos no Fórum Permanente de Artes Visuais de João Pessoa, realizado no dia 03 de maio, no CCHLA, Campus I da Universidade Federal da Paraíba, decidimos através de votação apresentar este documento como forma de REPÚDIO a intenção da vereadora Eliza Virgínia do PPS, bem como o desrespeito aos cidadãos artistas visuais, quando censura as obras de arte instaladas, e a serem instaladas na capital, remetendo-as para um viés preconceituoso e limitando-se a uma visão particular por ideologia religiosa, de acordo com as suas declarações em canais de comunicação a exemplo do parlamentopb.com, clickpb Cultural, PB Agora e Patos online. Segundo ela, “toda a iniciativa, relativa a instalação de obra de arte precisa antecipadamente receber o aval da Câmara”.

Baseando-nos em diversos depoimentos expostos na reunião do Fórum, entendemos que a criação artística transcende a todas as formas de organização, sejam elas políticas ou religiosas. Sua função na sociedade é de questionar, transformar e fazer com que as pessoas reflitam para novas formas de pensar e agir, portanto não se concebe que em pleno século XXI existam mentalidades voltadas para Idade Média, onde a arte estava a serviço da igreja, hoje ela é motor dos movimentos humanos na busca de novos horizontes. A arte é símbolo da liberdade. Portanto, não podemos censurar a Cultura. E, de acordo com os artigos 5 e 215 da Constituição Federal, respectivamente: “É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”; “O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional e apoiará, incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais.”

Aproveitamos para nos congratular com a Gestão Municipal de João Pessoa, através de sua Fundação Cultural, pela iniciativa de proporcionar ações culturais voltadas para as artes visuais, a exemplo do Concurso Jackson Ribeiro de Arte Pública, quando os profissionais, de inquestionável capacidade Srs. Waldemar José Solha, Flávio Tavares, Marco Suassuna e Sóter Carreiro, avaliaram e selecionaram talentos da nossa cidade, a exemplo de Marco Damasceno, obra Às Bênçãos a Nossa Senhora das Neves, Sidney Azevedo, obra Sinergia, Evanice Santos, obra Guardiã da Cidade, Erickson Britto, Saudação ao Sol, Luiz Barroso, obra Revoar e Wilson Figueiredo, obra Cavalo Alado.

Participaram da reunião:
Fabio Queiroz (curador e coordenador de Artes Visuais), Lu Maia (Bibliotecária, Fotógrafa, Gestora e Produtora Cultural), Marco Aurélio Damasceno (artista visual, professor da UFPB, delegado setorial na Pré-Conferência de Artes Visuais), Marta Penner (artista visual e professora na UFPB), Maurilio M. Estrela (artista visual e membro da Cooperativa de Atividades Culturais da Paraíba), Sandra Vasconcelos (jornalista, designer gráfica, delegada na Conferência Estadual de Cultura, delegada setorial na Pré-Conferência de Artes Visuais, e delegada setorial na II Conferência Nacional de Cultura), Sidney Azevedo (artista visual, professor, Coordenador de Artes Visuais da Funesc e delegado setorial na Pré-Conferência de Artes Visuais), além dos estudantes de artes visuais Américo Gomes, Andila Nahusi, Angela Maria, Antônio Luiz, Epitácio Souza, Erika Oliveira, Geilson Franco, Genildo Barbosa, Izaac Brito, Juliana Alves, Marcela Maria, Raquel Stanick, Sedna Alencar, Vanessa Rabelo e Willian Alves.

João Pessoa, 08 de Maio de 2010.

DIA NACIONAL DO ARTISTA PLÁSTCO

Nenhum comentário: