sábado, 29 de maio de 2010

Racismo Seguido de agressão física dentro da UFPB



A Paraíba mais uma vez virou manchete nacional. Não bastasse os “fantasmas” assombrarem os paraibanos e o país, esta semana quem ficou na mídia foi o racismo e a violência.

Uma estudante africana, Juvanira Holanda, foi agredida a chutes e a palavras de cunho racista por um vendedor de cartões de crédito que não satisfeito pelo merecido fora que levou da garota, partiu pra cima dela com chutes que o levaram ao Hospital de Trauma em João Pessoa.

O simples fato da agressão ter ocorrido dentro da Universidade Federal da Paraíba por si só já podia ser motivo de ocupar as manchetes nacionais. Outro fato porém, é que tomou conta da mídia nacional, em especial O globo.

É que a delegada que tomou conta do caso afirmou para o jornal que “Chamar só de negro safado não é crime” e mais: segundo ela uma das testemunhas afirmou que o agressor disse “pega essa negra-cão”, após ter feito gestos obscenos. Mas para ela: - Não houve racismo. Para caracterizar racismo tem que ter uma série de coisas. Não é só chegar e falar "sua branca", "seu negro" ou "seu negro safado". Só caracteriza racismo quando, por exemplo, você impede o acesso de um negro a educação - afirmou a delegada. - O que houve foi uma discussão simples - disse a delegada.

Em outro momento a delegada ainda ousou dizer que o caso além de não se configurar como prática racista também não se trata de agressão física.

Sem mais comentários pois as palavras da delegada dizem tudo quanto a sua sanidade mental, só tenho algumas dúvidas: Se não foi racismo, foi o que então? E o que falar dos chutes na barriga que levaram a estudante para o Trauma? Se isso não foi agressão, então foi o que?

Nenhum comentário: