terça-feira, 18 de maio de 2010

O significado histórico da morte de Martí


Deixando de lado os problemas que atualmente preocupa a espécie humana, o nosso país teve o privilégio de ser o berço de um dos pensadores mais extraordinários que nasceram no hemisfério: "José Martí".

Amanhã, 19 de maio, marcará o aniversário de 115 de sua morte gloriosa.

A magnitude de sua grandeza, não seria possível sem valor, tendo em conta que as pessoas com quem ele escreveu o drama de sua vida eram tão extraordinárias figuras históricas como Antonio Maceo, um símbolo perene de firmeza revolucionária favoritos Baraguá protesto e Maximo Gomez, Dominicana internacionalista, mestre dos combatentes cubanos na guerra de independência em que participaram. A Revolução Cubana, que ao longo de mais de meio século, tem resistido ao teste do império mais poderoso que já existiu, foi o resultado dos ensinamentos dos antepassados.

Apesar de três dias de Marti dia estiveram ausentes os materiais disponíveis para os historiadores, que o resto do que a escrita do jornal e outros documentos detalhe dos seus dias é feita, é mais que suficiente para obter detalhes do que aconteceu. Como na tragédia grega foi uma discrepância entre os gigantes.

O dia antes de sua morte em combate escreveu ao seu amigo Manuel Mercado: "... agora estou todos os dias arriscar minha vida por meu país e meu dever-visto que o entendo e tenho coragem para fazer isso para evitar tempo com a independência de Cuba que está se espalhando pelas Antilhas e os Estados Unidos de avassalador, com essa força, sobre nossas terras da América. Tudo o que tenho feito até agora, e vai fazer, é para isso. Em silêncio teve que ser e, indiretamente, porque há coisas que você tem que ir para alcançá-los escondido, e para proclamar o que causaria dificuldades são como demasiado forte para chegar em cima deles em ordem. "

Quando Marti escreveu essas palavras lapidares, Marx já havia escrito O Manifesto Comunista, em 1848, ou seja, 47 anos antes da morte de Martí, e Darwin publicou A Origem das Espécies, em 1859, para citar apenas duas obras que, acredito que mais influenciaram a história da humanidade.

Marx era um homem tão extraordinariamente altruísta, o seu mais importante trabalho científico, Capital, pode não ter sido possível se não Frederick Engels não foi ocupado recolha e triagem de materiais para que o autor dedicou sua vida inteira. Engels não só cuidou dessa tarefa, mas foi o autor de um livro intitulado "Introdução à dialética da natureza, no qual ele falou sobre o tempo ea energia do nosso Sol estariam esgotados.

O homem ainda não sabia como liberar a energia contida na matéria, descrito por Einstein em sua famosa fórmula, ou computadores disponíveis pode realizar bilhões de operações por segundo, capaz de coletar e transmitir, por sua vez, milhares de milhões de euros por reações segundo que ocorrem nas células das dezenas de pares de cromossomos que determinam o pai e a mãe também, a noção de fenômeno reprodutivo e genético que eu tinha depois do triunfo da Revolução, buscando as melhores características produção de alimentos de origem animal nas condições de nosso clima, que se estende através das suas próprias leis da hereditariedade em plantas.

Com os cidadãos a instrução incompleta de mais recursos nas escolas, geralmente privadas, que foram consideradas as melhores escolas, que foram alfabetizados, com um nível pouco superior do que aqueles que não sabiam ler e escrever ou escolas públicas.

Por outro lado, o primeiro país no mundo que tentam aplicar as idéias de Marx foi a Rússia, que foi dos países menos industrializados da Europa.

Lenin, o fundador da Terceira Internacional, sentiu que não havia nenhuma organização no mundo mais fiel às ideias de Marx de que a facção bolchevique russo Social do Partido Democrático Trabalhista. Embora grande parte desse imenso país vivia em condições semi-feudais, a classe trabalhadora era muito ativo e extremamente agressivos.

Nos livros que ele escreveu Lênin após 1915, foi crítico implacável de chauvinismo. Em seu livro Imperialismo, fase superior do capitalismo, escrito em abril de 1917, meses antes de tomar o poder como líder da facção bolchevique de que a parte contra a facção menchevique também demonstrou que era o primeiro a compreender o papel Foram chamados para tocar em países coloniais tais como China e outros países de grande peso em diferentes regiões do mundo.

Por sua vez, a coragem e a ousadia de Lênin pode ser demonstrado na sua aceitação do comboio blindado do exército alemão, por conveniência tática deu-lhe mover-se da Suíça para as abordagens de Leningrado, pelo qual os inimigos dentro e fora menchevique fração da Social-Democrata Russo Partido Trabalhista não demoraram a acusá-lo de espião alemão. Não utilizar o famoso trem, o fim da guerra que travaram na Suíça, distante e neutro, com o qual o minuto ideal e adequado seria perdida.

De alguma forma, por puro acaso, dois filhos de Espanha, graças às suas qualidades pessoais, começou a desempenhar um papel importante na Guerra Hispano-americana: o chefe das tropas espanholas no forte de El Viso, defendendo o acesso à Santiago das alturas de El Caney, um oficial que lutou até ser mortalmente ferido, causando o famoso pilotos Rough Riders dura, organizada pelo então U. S. Lt. coronel Theodore Roosevelt, o desembarque precipitado que teve que fazer sem o seu cavalos de fogo mais de três centenas de vítimas, ea Almirante que atendam às ordens do governo espanhol estúpido, partiu da Baía de Santiago de Cuba com os fuzileiros navais a bordo, uma força de seleção, e saiu com o plantel da única maneira possível, estava desfilando com cada barco, um por um, deixando o acesso restrito da frota contra o Yankee poderoso, com a sua queima de batalha online de suas armas poderosas nas embarcações espanholas com uma velocidade muito baixa e armaduras. Como era de esperar, os navios espanhóis, suas tripulações para a batalha e os fuzileiros navais foram afundados nas águas profundas do poço de Bartlett. Apenas um foi a poucos metros da beira do abismo. Os sobreviventes dessa força foram feitos prisioneiros pelo pelotão E.U..

Martínez Campos foi arrogante e vingativo. Cheio de ressentimento sobre seu fracasso na tentativa de pacificar a ilha e em 1871, apoiou a política de médio e rancoroso do Governo espanhol. Valeriano Weyler o substituiu no comando de Cuba, desta vez, com a colaboração de quem enviou o couraçado Maine procurar justificações para a intervenção em Cuba, condenou a concentração da população, o que causou enorme sofrimento para o povo de Cuba e serviu como um pretexto E.U. para estabelecer a sua primeira bloqueio econômico, o que levou a uma severa escassez de alimentos provocou a morte de inúmeras pessoas.

Isto tornará possível as negociações em Paris, em que a Espanha renunciou a qualquer reivindicação de soberania e propriedade para Cuba, depois de mais de 400 anos de ocupação em nome do Rei da Espanha, em meados de Outubro de 1492, depois de dizer Christóvão Colombo: "Esta é a terra mais bela os olhos humanos jamais viram."

A versão em espanhol da batalha que decidiu o destino de Santiago de Cuba é o mais conhecido, e certamente houve heroísmo se analisarmos o número e graus de oficiais e soldados, que em situações mais desfavorecidas defendeu a cidade, honrando a tradição de luta dos espanhóis, que defendeu seu país contra as tropas de Napoleão Bonaparte saqueadores, em 1808, e da República Espanhola contra o ataque nazi-fascista, em 1936.

Uma vergonha adicionais caiu no comitê norueguês que concede os prêmios Nobel, ao procurar desculpas ridículas para conceder esta honra em 1906, Theodore Roosevelt, que foi duas vezes eleito presidente E.U. em 1901 e 1905. Ele ainda não tinha sido clara a sua participação efetiva nas batalhas de Santiago de Cuba líder dos Rough Riders, e pode ter um monte de lenda na publicidade dada mais tarde.

Eu só posso testemunhar a forma como a heróica cidade caiu nas mãos das forças rebeldes do Exército no dia primeiro de janeiro de 1959.

Então, as idéias de Martí triunfou no nosso país!

Fidel Castro Ruz

18 maio de 2010

6-12 p.m.

Nenhum comentário: